O que é arte?

Serão várias composições que tentam aprofundar um pouco mais este universo tão vasto.

Provavelmente, a melhor sátira que vi, foi escrita por Ambrose Bierce no O Dicionário do Diabo 1906), pertencente ao período do Realismo.

This word has no definition” – Esta palavra não tem definição.

Não querendo escrever posts exaustivos irei explorar alguns conceitos sobre arte, pelos tempos, pelos artistas, pelas épocas, e por campos artísticos e não só.

Serão posts leves, que aparecerão pontualmente no decorrer do blogue.

Para vocês, o que é arte?

Foto: https://colorquotes.com/quotes/painting-n-the-art-of-protecting-flat-surfaces-from-the-weather-and-exposing-them-to-the-critic/535368

27 thoughts on “O que é arte?

  1. É dom de explanarmos tudo que sentimos no coração, em forma de arte …Arte é Amor!!
    Bom dia Irina

  2. Arte é reflexo, é o a verso dos olhos viciados,
    é a fuga entre a realidade e o seu gasto,
    Arte é um espelho que alma carrega(…)

    1. É difícil, através dos tempos, épocas e vida definir arte. Daí ter achado esta interpretação interessante, através dos tempos teve tantos significados que acabaram por se perder.
      Um abraço Ed.

  3. Tenho me interessado muito pela gramática visual, ainda estou bem no começo dos estudos, mas já gostei do que li. Fico a espreita do desenrolar dos próximos posts.

    1. Fico feliz por apreciar. A arte é uma imensidão de coisas que é impossível dizer é isto ou é aquilo certamente. Talvez a descrição acima não esteja tão longe da verdade. Focarei mais os artistas e sua arte do que propriamente a história. A forma como o artista vê a obra.

  4. Algo muito emocional: ou me toca ou não me toca. Definições são para os estudiosos! Talvez a Irina me ajudar a perceber!😉
    Bjs e um bom fim-de-semana!

    1. Mas arte é isso. Sabe Dulce, depois de escrever este post pus-me a pensar… Arte é tão tão vasta que não creio conseguir definir. Tendo formação mas igualmente sendo artista creio não conseguir definir. Arte, é tudo e é aquilo que os olhos vêem e coração sem duvida.

    1. Arte é tudo Bia. Eu creio que ela não tem mesmo definição. Creio que arte é emoção e não só, acabei de me meter num assunto infindável, irei manter por alguns pintores provavelmente. Hoje estive o dia quase todo a pensar nisto e é quase que impossível nos dias de hoje definir arte.

    1. Sabe Pedro, pus -me cá a pensar durante a tarde e cheguei à conclusão que me irei meter numa jornada a tentar definir arte. Creio que a arte não ter definição é uma boa definição. Ela é tanta mas tanta coisa, e nos dias de hoje cada vez são mais os meandros que não vou conseguir ter uma definição. Sendo pesquisadora e artista nem uma nem outra conseguem definir, é como andassem as duas perdidas em definições. Provavelmente ficarei por posts sobre alguns artistas, uma empreitada mais pequena. 🙂 Um abraço.

  5. Olá, Irina.

    Arte é uma palavra usada para sentidos cada vez mais numerosos. Quando numa palavra cabe tudo, ela porém já não diz nada. Assim aconteceu também à “cultura”.

    Uso sempre a palavra “arte” com um único sentido, o saber mediante o qual se aperfeiçoam as realizações humanas. Assim faço distinção entre a obra de arte, realizada mediante esse saber, e a obra apenas do talento, a do amador, que eventualmente pode até ser muito boa.

    Ou seja, alguém pode compor uma música sem os saberes que constituem a arte da composição. Sua música será, assim, uma obra do talento, e não uma obra de arte.

    Paz pra você.

    1. Olá Henri.
      Cada um de nós temos as nossas próprias definições e aprofundamentos relativamente a cada tema. Gostei de perceber os mecanismos que fazem o Henri definir este tema tão vasto. O seu, como todos os restantes, são válidos. No fundo, arte é aquilo que cada um sente, e quando se trata de sentires, nunca há definições certas.
      Quanto a “obras de arte” isso já vai a universo um pouco diferente para mim, tem por trás um outro tipo de critica e meios muito específicos, aqui entram outros conceitos.
      Um abraço e uma boa semana.

    1. Santiago, eu também aprecio imenso as suas publicações. Apesar de nem sempre comentar leio e gosto da forma como transmite os seus sentires nos seus posts.
      Fico muito agradecida por seu comentário.
      Uma boa semana e um abraço forte.

  6. El arte, para mí, es todo aquello que me hace vivir el momento plenamente. Todo aquello que me hace olvidar mis alrededores, todo aquello que me hace respirar más profundo, soñar y sentir lo que llevo dentro. Arte puede ser aprendizaje, amor, aventura, exploración, expresión, experiencia. Un abrazo y feliz día para tí, Irina!

    1. Arte é o que sente Ana.
      Daí ser tão difícil definir, definição do que cada um sente é demasiadamente vasta.
      Gostei imenso do seu sentir.
      Um abraço forte e uma boa semana.

    1. É isso Fernanda. Arte é tão vasto, que todas as definições acabam por estar certas, é aquilo que sentimentos, expressamos, nos rodeamos, vivemos… tanta mas tanta coisa que acaba por não ter definição. É uma outra forma de pensar, estudar, aprofundar, ver. É coletivo e individual. No fundo, é tudo.
      Esta definição que apresentei no post, pode parecer estranha mas, a meu ver, não está muito longe de alguma realidade.

    1. Silvana, comigo não se aprende nada (isto foi dito em tom de “nada sei e estou sempre à procura de respostas”, logo não tenho nada para ensinar.) Tocou em algo importante, a arte faz pensar, sim bastante. Mas não pensar no imediato, mas sim, toda a envolvência e significados.
      Gostei da sua reflexão.
      Um beijinho grande. Espero que se encontre bem.

Comments are closed.